11.10.2004

A Cidade dos Livros Sonhadores. E Outras Compras



Estou ainda com "Die Stadt der Träumende Bücher". Triste porque já vou terminar a leitura, ansiosa para conhecer o final. Comprei o livro no dia em que fui atacada pela febre. Eu sei que é muito feio, mas aconteceu: tive a febre do consumismo (meu Deus, meu Deus, endireita essa tua filha). Na verdade, eu só precisava comprar o livro de Latim, mais nada. Mas havia um outro livro no meio do caminho, no meio do caminho havia um outro livro.

Eu já havia visto alguns dias antes, quando passeava por outras livrarias. Foi só um bater de vistas, rápido, mas desde o primeiro dia, eu já estava apaixonada. Die Stadt der Träumenden Bücher tem uma das capas mais charmosas que eu á vi. A lombada amarela. E o nome que ficou: A Cidade dos Livros Sonhadores. Não deu nem para folheá-lo, já que o livro estava lacrado – no dia em que eu for importante, vou lançar uma lei proibindo que que se proíba o leitor de folhear livros nas livrarias, que absurdo. Eu tampouco pude entender claramente a advertência do personagem – estava em alemão, e eu correndo. Mais ou menos assim:”Eu falo sobre um lugar onde a leitura pode levar à loucura. Onde os livros machucam, envenenam, podem até matar. Só quem é verdadeiramente preparado para a leitura desse livro, para o risco de comprá-lo e tomar parte nessa estória, esse deve me seguir. A todos os outros eu agradeço pela falta de coragem, mas também pela saudável decisão de parar por aqui...”

Eu que sou um espírito fantasioso, já fiquei com medo, mas a capa; ah essa capa desmentia tudo. Só sei que na terceira livraria que entrei - ainda procurando pelo livro de Latim, que estava esgotado – obedeci ao meu impulso e o comprei. Bem, estávamos falando de febre, e não, isso ainda não era a febre, era só assim, digamos em linguagem romântica, coisa do destino: porque esse livro TINHA de ser meu, e isso eu já sabia.


Die Nacht vor der Scheidung
Originally uploaded by Felicia Luisa.


A febre começou no momento em que, na mesma livraria e sem pensar duas vezes, eu comprei “Die Nacht vor der Scheidung” – A Noite da Separação , de Sándor Márai. A capa me remeteu a alguma coisa brega – em meu estado normal, eu jamais compraria um livro com uma capa dessas, parecia capa de revista Júlia, Bianca, Sabrina, acho que vocês sabem do que estou falando. Bem, não tinha informação a respeito do livro, mas já ouvi falar do autor. (Hmmm, na verdade eu sei que estava na lista de best-sellers daqui, e é só pensar no Paulo Coelho para deduzir que nem sempre isso é um bom indício.) Mas eu comprei. Sem pensar duas vezes e sem estar apaixonada. Isso foi o começo da febre. Deixei € 44 na livraria.

A febre deve ter piorado imediatamente, porque eu fui correndo pro caixa eletrônico e saquei mais um dinheirinho. Daí corri pra H&M – uma loja assim meio fashion que também atende aos pobres. Comprei 4 blusas de malha. Duas eram cor de rosa, sinal de que eu estava realmente doente: NUNCA fui fã de cor de rosa. A não ser da pantera. E lacinhos para cabelo de nenen. Mas eu comprei. Corri para C&A, comprei um par de sapatos pretos. “Mulher feia, você vai comprar outro par de sapatos?” Isso foi o que pensei, mas nem me dei ouvidos. E comprei também um par de meias muito coloridas.
Agora, espero sinceramente que a febre tenha passado. Mas não sei, o que eu queria mesmo era um par de ténis cor de rosa. Pra combinar com as blusas.

E a propósito, consegui encontrar o livro de Latim alguns dias depois. Sem levar mais nada.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker