12.05.2004

Krampus, Natal e Dia de Reis

Hoje é o dia do Krampus aqui por estas plagas. Me lembro de ter lido a 1. vez sobre eles em não sei mais qual livro, muito e muito tempo atrás. Era a história de um médico n*azista, responsável por vários experimentos cruéis e mortes nos campos de concentração e que ao fim da guerra foi se esconder numa pequena cidade europeia, talvez na Alemanha mesmo, não me lembro. Mas nesta cidade, foi reconhecido por sobreviventes judeus que arquitetaram o plano de matá-lo para se vingar. Para isso, esperaram o dia 05 de Dezembro, se fantasiaram de Krampus, e foram atrás do médico, que se não me engano, foi morto a pauladas. Vou perguntar para minha irmãzinha o nome do livro, e quando souber, digo aqui.
Sobre os Krampus mesmo, e suas origens, fui pesquisar no Google, mas não encontrei muita coisa. Eles são algo como os assistentes de Papai Noel. Só que aqui, Papai Noel mesmo, assim como estamos acostumados também não existe.
Bem, mas vamos por partes: krampus são a encarnação dos demónios do inverno, e é assim mesmo que eles se trajam: com roupas e máscaras de demónios, realmente muito feias e uma bolsa enorme nas costas; saem arrastando correntes e fazendo um barulho que, somado ao visual, os torna francamente assustadores. Eles tem a função de fazer o “balançø anual” entre as crianças: saber quem destas foi um bom menino - e que terá direito a saquinhos com bolos, pães com frutas cristalizadas, chocolates e outras guloseimas -, e quem não se portou bem. Os Krampus ameaçam sequestrar e levar em suas sacolas as crianças deste último grupo, alem de castigá-las com varas (tipo varas de marmelo, tá gente? Cruz, aqui a gente tem que explicar tudo nos miiinimos detalhes. Eu hein?!) para que elas aprendam a se comportar bem.
Já amanhã é o dia de Sankt Nikolaus, que leva uma certa semelhança como nosso Papai Noel, e não apenas nos trajes em tons de vermelho. É uma tradição muito viva ainda: É ele , também conhecido como Weinachtsman (o homem da noite de Natal), quem traz os presentes, no dia 06 de Dezembro. Na família do bonitão, por exemplo, era o pai dele quem interpretava o Weinachtsman: com o manto vermelho e máscara, ele trazia um caderno onde estava listado tudo o que as crianças – no caso, o bonitão e seu irmão - haviam feito de bom e ruim durante o ano, e só depois de ler os feitos de cada um, distribuía os presentes. É claro que as crianças nem imaginavam que era o pai delas que estava ali fantasiado, e ainda, segundo o bonitão, era desconcertante como o “Weinachtsman sabia tudo o que nós havíamos feito de bom e ruim.” Hmmpf, fiquei com inveja da infância dele. Ah, esquece. Tive Natais maravilhosos também...
Alem disso, existe aqui também a tradição das árvores de natal, enfeitadas com velas que só serão acesas na madrugada do dia 24. Há a entrega e troca de presentes, feita no dia 25 de Dezembro. As crianças acreditam que esses presentes são trazido pelo Christkind. Não sei traduzir isso: Christ é Cristo, Kind é criança, entendam aí como acharem melhor, certo? Na noite de Natal, como na tradição do nosso Papai Noel, o Christkind vem escondido. Os adultos arrumam um jeito de colocar os presentes sob a árvore sem que as crianças percebam, e depois dizem que “o Christkind passou por aqui agorinha, agorinha...”
E por último, ainda tem aqui em Janeiro, o dia dos 3 Reis Magos. Eu sou de uma cidade relativamente pequena, por isso ainda tive a chance de assistir à Folia de Reis, espero que vocês também, pois é bem legal. Pois bem, aqui essa comemoração também é diferente, apesar da origem ser a mesma – a adoração do menino Jesus pelos 3 Reis Magos: no dia 06 de Janeiro, três pessoas, quase sempre crianças, vêm á nossa porta, entoam canções e/ou contam histórias sobre o nascimento de Jesus, a adoração em Belém e a perseguição de Herodes. Ao final, recolhem algum dinheiro – não sei para que - , e escrevem com giz sobre nossa porta a expressão C+M+B, seguida do ano corrente. Até há cinco minutos atrás eu achava que essas eram as inicias de Caspar, Melchior e Balthasar, mas resolvi pesquisar o tema no Google e encontrei a expressao “Christus mansionem benedicat”, ("Christus segne das Haus") que quer dizer Cristo abençoa esta casa. Fiquei em dúvida. Só posso dizer que no ano passado, quando as 3 criancas tocaram a campainha daqui de casa, habitada por gente pão-dura, nós fingimos que estávamos dormindo. Sem comentários.
.x.x.x.x.x.x.s.x.x.x.x.x.xx.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.xx..xx.x.x.x.x..x.xx..x.x
Pra me penitenciar da pão-duragem, se eu sair hoje à noite, faço umas fotos dos Krampus e posto pra vocês, fica certo assim?

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker