4.06.2005

Acontecidos e acontecendo

Eu não contei o motivo do sumiço em Janeiro: foi uma época ruim, por causa do episódio que ficou conhecido como o Incêndio da Árvore de Natal. Não, a casa não pegou fogo (só uma pequena parte foi danificada, e imaginem, é uma casa de madeira), mas uma pessoa (Pessoa) se queimou e esteve por 3 semanas no hospital. Em resumo: foi heavy. Ainda não sei se quero falar mais sobre isso, então, vamos combinar uma coisa: sem comentários, tá?. Estou contando agora, como diria meu pai, só para dar uma satisfação...
Mas como nem tudo é ruim o tempo todo I, aconteceu uma coisa muito bonita, que não quero deixar de comentar antes de sumir: já falei pra vocês que gosto de plantas, e que costumo das nomes às minhas. Pois uma delas, minha jibóia chamada Blimunda sofreu muito com o episódio do Incêndio da Árvore de Natal, as folhas secaram e ficaram de cor marron, de modo que cortei TODAS as suas folhinhas restando apenas uns galhinhos ressequidos. Achei que ela estivesse morta, mas contraditoriamente, não quis jogá-la fora. Depois quase dois meses, não é que ela renasceu como Fênix, linda, cheia de folhinhas verdes e viçosas!! Aqui tem fotos que eu mandei para a companhia de seguros, e Blimunda é a que está no cantinho, perto da estante)
E como nem tudo é ruim o tempo todo II, aconteceu uma coisa muito boa, que foi assim: em Janeiro, virei habituê de hospital, todo dia ia visitar a Pessoa, que estava a maior parte do tempo sedada. E nessas horas, bem , não há muito o que fazer (sem contar chorar, rezar, se desesperar, etc), de modo que ou eu faço tricô, ou leio, ou as duas coisas ao mesmo tempo. E como não estava tricotando nada, tive muito tempo para ler. Foi assim que me apaixonei: conheci finalmente António Lobo Antunes. Li “Memorial dos Inquisidores”, “A Morte de Gardel”, “Os Cus de Judas”, “Fado Alexandrino” e “A Explicação dos Pássaros”. Entre eles, li também “Perdas e Ganhos”, da Lya Luft, o livro certo na hora errada, assim como a coletânea “Os Sete Pecados Capitais”. Deste último, não gostei; talvez o meu sentimento fosse outro se eu o tivesse lido antes do Lobo Antunes. E como precisava treinar meu espanhol (na verdade precisava estudar gramática, mas como vocês já notaram pelo meu excesso de erros ortográficos, não sou mulher de fazer essas coisas, azar o meu), aproveitei também para ler “Vista del Amanecer en el Trópico”, do Cabrera Infante, e as “Histórias Fantásticas” de Bioy Casares. Também me apaixonei pelo último e não gostei do primeiro. Por último, o maravilhoso “Vivirla para Contarla”, do Garcia Marquez, que amei. No momento, deixei o espanhol de lado e estou me engalfinhando no Umberto Eco, em alemão: “Die geheimnisvolle Flamme der Königin Loana” ou a Misteriosa Chama da Rainha Loana, que é o título que imagino em português. E constato que meu alemão continua fraquíssimo, tem parágrafos inteiros que não consigo captar (e dificulta mais ainda por ser um livro que faz várias referencias a músicas, gibis, imagens e objetos da geração de Eco). Um dia, se tiver tempo, gostaria de comentar essas leituras detalhadamente, vamos a ver...
Daí se segue que nem tudo é ruim o tempo todo III, e eu também não contei que em Janeiro (ou em Fevereiro? De qualquer modo, parece que ja foi em outra vida), apesar desse meu alemão ruinzinho, fiz a prova de suficiência que me daria acesso à Universidade, e fui aprovada. Aí tem história, vou contar rapidinho: A prova é dividida em 4 partes: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (onde costumo me dar bem, nos simulados acertei sempre entre 80% e 100%), GRAMÁTICA (onde SEMPRE me dou mal; nunca sei se uma palavra termina em em, en, es, er, e não consigo encontrar a lógica numa gramática com artigos feminino, masculino e neutro distribuídos sem lógica aparente. Além disso, costumo trocar os verbos de lugar nas orações. Mas é burrice minha com certeza, já que todos os meus colegas conseguiram aprender. Nos simulados, acertei sempre só o suficiente para passar raspando, sem maiores comentários) e REDAÇÃO, onde costumo receber muitos elogios pela argumentação e estruturação, sem que, nem por isso, a professora deixe de descontar pontos já que eu cometo muitos erros...gramaticais. Pois bem, como de praxe, acertei exatamente o n° de questões suficientes para não ser reprovada na área de gramática, contraditoriamente não cometi os erros de concordância e finalização de palavras que me são comuns na redação e simplesmente, NÃO VI parte das questões de interpretação de texto mamão com açúcar que estavam no verso da prova. Das questões que respondi nesta parte, acertei 100%, o que foi minha salvação. Acho que se tivesse respondido a todas, poderia alcançar a nota 2=bom, mas depois desse vacilo, consegui só um 3=suficiente. Quem é aprovado nestas etapas, encara a prova ORAL, onde também consegui ser aprovada. Enfim, foi isso.
Agora sou uma universitária que assiste as aulas, sem entender muito bem o que está sendo falado, e bem...eu acho que endoideci (mais).
E como nem tudo é bom o tempo todo, isso quer dizer que devo dar uma sumida básica de novo: preciso aprender um BOM alemão de qualquer jeito, sob pena de desperdiçar os 750€ que paguei na Uni por este semestre. Para começar, redigir nesta língua barbara, e deixar um pouco de lado as leituras em português. Vou continuar visitando todo mundo na medida do possível, mas se eu sumir por um bom tempo, desta vez vocês já sabem o motivo. Então, auf Wiedersehen!
PS.: Prometo voltar e responder os comentários do último post...
 
eXTReMe Tracker