1.01.2005

Sem Título

Ano Novo! A imagem que vem a mim é a das praias no Rio, a areia agora recoberta de garrafas de champanhe, latas de cerveja e coca-cola, flores, oferendas a Iemanjá, restos da festa de ontem. Lixo que o mar traz de volta. Essa imagem, lembrança de outros anos-novos, agora se associa aos milhares de corpos que eu vejo através das imagens na TV, corpos que o mar traz de volta . Eu sei, todo mundo parece já ter falado o suficiente sobre o tsunami, isso remete a um certo gosto pela tragédia, não? Não. Falar dela é minha forma de participar do mundo em que vivo.
De toda forma, a imagem mais chocante, mais marcante não são os milhares de corpos, nem as pessoas lutando pela sobrevivência. Foi quando da notícia de um terremoto e outro possível tsunami, levando pânico a população que me senti mais sensibilizada. Alguns corpos enfileirados na calçada, não muitos em comparação as cenas anteriores: trinta, quarenta, talvez menos. Entre eles, as pessoas correndo desesperadas, com medo de serem atingidas por outra onda, outra catástrofe.. Pensei no Ensaio sobre a Cegueira, pensei tambem no livro do Apocalipse. Que os cegos cuidem de seus cegos. Aos mortos, o cuidado com os mortos.
A vida volta ao normal para alguns, o noticiário do dia 29 já relatava as pessoas com sorrisos no rosto, outros que bebiam seus drinks e festejam a chegada próxima do Ano Novo, enquanto duas ruas adiante os escombros e cadáveres permaneciam. Pessoas são diferentes, reagem de formas diferentes àquilo que as cerca. Eu mesma só me impressionei após ver as imagens (o que demorou um pouco pois ficamos sem televisor uns dias); enquanto eram apenas cifras (que no 2° dia apontavam para cerca de 24 mil mortos), li as manchetes via internet, sem me envolver mais com o assunto.
No meio do caos, boas notícias, ou notícias que ainda me fazem ter esperança na humanidade: Sobre o engajamento e a ajuda prestada por milhares de anôninmos, meu orgulho. E sobre os políticos, que boa surpresa: aqui, nossa TV fica 90% do tempo sintonizada em canais alemães, por isso sei do empenho com que Schröder tem atuado nessa crise. Pronta e rapidamente o Kanzler foi a mídia oferecer solidariedade, coordenar ações, pedir empenho e se empenhar. „O mundo é um só “, foram as palavras dele no pronunciamento logo depois do Natal. É verdade.
Para todas as pessoas desse único mundo, desejo um Feliz Ano Todo.
 
eXTReMe Tracker